Pesquisar este blog

sábado, 15 de maio de 2010

Coritiba, mais um tropeço!

O Coritiba voltou a campo ontem, dessa vez em Joinville sua nova casa por dez jogos e foi mal de novo. Empatou a um gol com o América Mineiro e prá piorar somente 2.600 pessoas pagaram para assistir ao jogo.
Tenho um profundo respeito por profissionais da área de Marketing, até porque sei que não é fácil fazer projeções sobre situações inusitadas, aquelas que não conhecemos e só podemos avaliar no campo da imaginação e mensurar após o acontecido. Mas quando as coisas não dão retorno e a teimosia prevalece já se pode dizer que é hora de buscar outro caminho.
Estou falando do fracasso que tem sido esta postura de fazer jogos só para associados. Se em Curitiba os Estádio Couto Pereira já ficava as moscas com a prática do ingrejo caríssimo para não associados já deu para sentir que mesmo com a redução de oitentão para cinquentão em Joinville o povão decidiu que os jogos da Série B não valem tudo isso e convenhamos viajar mais de 100 km para ver o time tomar de tres do Nautico e não sair do empate contra o América Mineiro é muito caro. E desgastante!
Claro que no futebol só existe uma verdade: Resultado! O torcedor não paga para ver time que não vence ainda mais se o ingresso for caro pelo pobre espetáculo apresentado.
E mais uma vez vai ficando claro que o certame estadual não serve de parametro para o Brasileirão. No ano passado o Atlético-Pr levou o título paranaense e começou o Brasileirão perdendo jogo após jogo, agora o Coxa começa mal o campeonato nacional.
Não seria de pensar em cativar os moradores de Joinville e região oferecendo ingresso a vinte reais para motivar quem gosta de futebol a ir ao estádio não exatamente para ver o Coritiba mas para buscar um programa diferente já que o "espetáculo" não tem entrado em campo nos jogos do Coxa?
Na próxima rodada o Coritiba vai ao Canindé para enfrentar a Portuguesa de Desportos e se não vencer a Lusa é de se perguntar que atrativo terá o povo de Joinville para pagar cinquentão para ver o time paranaense na rodada seguinte, a quarta, quando o Coxa recebe em plena terça-feira as 21 horas o "espetacular" Brasiliense?
Não é preciso ser um expert da área de marketing para perceber que a estratégia está mal formulada e o povão não será seduzido só pela mística da camisa do verdão ou de sua rica história é preciso mais para mexer com a vontade popular. Há momentos em que é preciso reconhecer que o planejamento foi errado e ser humilde o suficiente para reduzir o tamanho do prejuizo. Sem falar no risco de deixar claro que o time não inspira confiança nas pessoas que acompanham futebol pelo espetáculo em si e não apenas para torcer por uma paixão que não vai alem da capital paranaense. Ainda dá tempo para mudar mas é preciso ter coragem e atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário