Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Brasileirão Série A - A Sorte Lançada

Algumas coisas são tão previsiveis em futebol que não dá prá acreditar que pessoas experientes ligadas a esse esporte ainda insistem em arriscar para contestar o óbvio. Ontem comentando o jogo Corinthians-SP X Atlético-PR pela CBN Curitiba, na pré-jornada, bem antes de a bola rolar no gramado do Pacaembu eu já dizia no giro das manchetes:"Sem Manoel, Valência e Bruno Mineiro o Atlético-Pr fica muito frágil para estrear fora de casa". Nada mais lógico. Para quem acompanhou o time rubro-negro no campeonato paranaense ficou claro, muito claro, que o time só tem onze jogadores em condições para jogar uma Série A e os substitutos ou não estão tecnicamente no mesmo nivel ou estão retornando de longo tempo de recuperação. Ou seja o Atlético está longe de brigar por outra coisa que não seja manter-se na Série A. Nenhuma novidade já que o time vem fazendo isso nos últimos anos. A preocupação agora é ver que Diretoria e Comissão Técnica imaginaram que daria prá jogar sete jogos antes da janela criada pela realização da Copa do Mundo da África com esse elenco que não tem nem quantidade que tirar qualidade para encarar o mais disputado campeonato do mundo.
O time foi massacrado pelo Corinthians Paulista time que demonstrou incompetencia ofensiva mas teve 70% de posse de bola, dominio territorial e amplo dominio de meio de campo. Claro que defender é uma arte, verdade que o árbitro definiu a vitória corinthiana ao marcar um penal inexistente, mas convenhamos o Atlético levou um passeio e erros de arbitragem a parte o que se viu foi o jogo de um time só.
Série A pede treinador experiente e Leandro Niehues em que pese toda sua capacidade e conhecimento indiscutiveis ainda vai rodar muito para ter ascendencia sobre Paulo Baier e outros jogadores com esse peso de experiencia. Ou dá prá aceitar o comportamento do veterano meio campista na expulsão de ontem? Mesmo com a tarja de capitão no braço não há árbitro no mundo que aceite ser interpelado aos brados na casa do adversário, ainda mais quando o adversário é o Corinthians Paulista no Pacaembu. E no segundo lance a interceptação do lance com a mão?
Claro o árbitro estava muito mais propício a resolver pró casa mas até por isso jogador experiente tem o dever de manter a calma e transmitir tranquilidade aos companheiros.
Mas não dá para continuar insistindo com os mesmos. Até agora foram contratados tres jogadores: dois laterais/alas para o lado direito Wagner Diniz e Lisa e um zagueiro Leandro. Curiosamente a defesa foi o ponto alto do Atlético ontem, mas e o meio e o ataque? Ora Lisa e Leandro oriundos do futebol paranaense e reconhecidamente jogadores de baixo valor finenceiro para os padrões do Atlético-Pr servem para compor o time mas outros jogadores não servem para o meio de campo e o ataque? Só medalhões com nome consagrado e futebol nem tanto devem ser contratados? O Paraná Clube contratou jogadores locais e começou bem com um atacante do Toledo Leandro Bocão fazendo dois na estréia...ah, claro é Série B, mas até ontem o Ipatinga estava na A e foi Vice Campeão Mineiro a frente do Cruzeiro.
Mas será que em todos os estaduais do Brasil não existem jogadores com competencia e qualidade para integrarem o elenco do Atlético-PR? Sete jogos representam 21 pontos e cada jogo perdido é impossivel de ser recuperado e a inércia na contratação é tambem uma demonstração de falta de competência para resolver os problemas clarissimos do time que representa um clube que tem uma das maiores e melhores estruturas do país. Mas estrutura não ganha jogos nem campeonatos o que transforma um clube em vencedor são as pessoas que o conduzem e que precisam mostrar mais agilidade na resolução das necessidades que ficam cada dia mais evidentes!
Ainda dá tempo, afinal é inicio de campeonato mas o tempo passa rapidamente e com ele vai-se esvaindo a possibilidade de resolver as situações já conhecidas e que pedem medidas urgentes para corrigi-las. O final de semana já se aproxima e com ele vem o Guarani de Campinas que estreou com vitória frente ao Goiás e pega o Atlético-PR sem seu goleiro titular e sem seu capitão e principal jogador e para resolver agora só o Departamento Médico: -Bruno Mineiro volta? -Valência joga? -Como está Claiton? -Quando Alex Mineiro poderá mostrar bom futebol?
O Atlético-PR anunciou sobra em seu último balanço e isso num clube de futebol o que demonstra boa gestão administrativo/financeira agora falta demonstrar competência na administração do futebol que é a principal atividade do clube. Como perdeu o título estadual e já foi eliminado da Copa do Brasil só resta o Brasileirão mas é conveniente que alguma coisa seja feita para que o time não mude de Divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário