Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2011

Balanço do Turno

Terminado o primeiro turno do Campeonato Paranaense 2011 já podemos fazer um balanço do aproveitamento das equipes bem como projetar o segundo turno com base no que aconteceu e no que pode vir a acontecer. Vamos claro começar do melhor para o pior. O Coritiba tirou de letra. Ganhou o turno com uma rodada de antecedência, poupou o time titular para a última rodada e mesmo assim terminou invicto a primeira fase e ainda teve o melhor aproveitamento em quase tudo: 29 pontos ganhos, 9 vitórias e 2 empates em 11 jogos, melhor ataque com 27 gols marcados e melhor defesa com 8 gols sofridos(ao lado da do Arapongas), e o invejável saldo de 19 gols. Só não teve o artilheiro do turno, que ficou com o meia Paulo Baier do Atlético-Pr, mas Bill foi o vice artilheiro com 6 gols anotados.
E aqui fica claro que os atacantes estão devendo. O artilheiro da competição é um meia e o atacante que mais marcou fez apenas 6 gols, pouco mais de 0,5 gol por partida o que convenhamos é muito pouco.
O Operário chegou em segundo. Boa campanha do Fantasma em seu segundo ano de série A, após amargar 16 anos na Divisão de Acesso. O time teve um aproveitamento excelente fora de casa venceu quatro jogos e empatou um, mas em casa venceu tres e perdeu tres, terminando com 22 pontos ganhos. Destaques para o goleiro Ivan e o meia Cambará pela regularidade e bom futebol apresentado.
O Atlético-Pr foi a grande decepção do primeiro turno, elenco de Brasileirão Série A, uma das melhores estruturas do País, renovação com técnico Sérgio Soares e desempenho de time do interior sem maior aporte financeiro ou estrutura. Deu no que se poderia esperar; contratações equivocadas, vitórias na base do desempenho individual, cobranças da torcida e da oposição e necessidade de replanejamento e dá-lhe Geninho para apagar o incêndio mais uma vez e traçar um novo caminho para o segundo turno e claro para o próprio brasileirão.
O Iraty, graças ao ótimo trabalho do técnico Gilberto Pereira, apostou no lançamento de todo um elenco da base no time profissional com adição de alguns poucos jogadores mais experientes e ainda chegou na quarta posição com 20 pontos ganhos, nada mal. A equipe vai se estruturando e ganhando experiência para complicar ainda mais os adversários na sequencia da competição.
O Arapongas que voltou à elite esse ano começou agitando ao vencer o Atlético na Arena na rodade de estréia, mas na sequência foi se adequando a dura realidade da Série A e ainda teve de conviver com o pior campo de jogo do estadual, o "gramado" de seu estádio é de dar nojo...resultado estádio interditado e prejuizo previsto.
O Cianorte começou bem, subiu no salto e teve momentos de grande vedete do Campeonato, mas aí vieram os adversários mais fortes e o time caiu na real. O trabalho foi bem feito mas a equipe vai ter que mostrar superação no returno.
O Corinthians Paranaense até começou bem vencendo o Paraná Clube na estréia, mas depois a campanha ficou irregular e apesar do bom elenco o time ficou mesmo na sétima posição com 15 pontos, menos de 50% dos 33 pontos disputados no turno. Amauri Knewitz foi dispensado após a derrota para o Operário por 4x1 e Luciano Gusso vai precisar de melhor aproveitamento para buscar vaga na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil.
O Roma, Campeão da Divisão de Acesso, retornou pensando grande, mas alem de não ter um time assim tão forte ainda foi castigado com excesso de chuva em muitos de seus jogos e assim não passou da oitava colocação e precisa melhorar para não ter problemas com a Zona de Rebaixamento no segundo turno.
O Paranavaí decepcionou, esperava-se melhor aproveitamento do time que terminou a fase com apenas 11 pontos e perigosamente proximo da zona da degola. Se não reagir corre o risco de acabar na briga para salvar-se da Divisão de Acesso.
Mas péssimas mesmo foram as campanhas de Rio Branco,décimo colocado com apenas 9 pontos positivos, Cascavel com 6 pontos e Paraná Clube com 5 pontos! Esses tres clubes são os maiores candidatos a segundona, todos já trocaram de treinadores, embora o Paraná Clube seja o único que reformulou o elenco e continue atras de contratações para dar mais qualidade técnica e tranquilidade para o técnico Ricardo Pinto que chegou mudando o rumo com duas boas vitórias.Mas ainda é pouco,muitos jogadores sondados disseram não ao Paraná Clube em razão da realidade financeira vivida pelo Clube da Vila Capanema.
Ou seja, salvo grandes e improváveis mudanças, o segundo turno promete ser mais disputado que o primeiro afinal as equipes já ganharam entrosamento após as 11 rodadas da primeira fase, os "grandes" já entraram no condicionamento físico exigido pela competição, o Atlético passou a ser pressionado para mostrar desempenho de postulante ao título, o Paraná Clube deve sair da Zona de Rebaixamento embora dificilmente passe disso e Operário e Iraty devem mesmo brigar pela título de melhor do interior. Cascavel,Rio Branco e Paranavaí vão brigar para não cair. Mas desde já pode-se afirmar que apesar das falhas ainda existentes a fórmula desse ano é infinitamente melhor que as apresentadas nos últimos anos pela Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário