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sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Quem foi Germano Krüger?

Amigos, transcrevo neste espaço matéria assinada por Aryson Franco que tras ao conhecimento de todos quem foi Germano Krüger, esportista que dá nome ao Estádio do Operário Ferroviário Esporte Clube.
Ivan Vinicius.


QUEM FOI GERMANO KRÜGER
Aryson Franco*

Lá pelos idos de 1920 a então Companhia de Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande que passava por Ponta Grossa-Pr, contratou o Técnico em Estradas de Ferro, Locomotivas a Vapor e respectivo Material Rodante Sr. Germano Krüger, recém chegado da Alemanha.
O referido técnico não só chefiava as Oficinas de Reparação de Locomotivas, Carros e Vagões de Ponta Grossa-Pr, como também era o Chefe da locomoção, isto é o responsável pelo tráfego de trens de Ponta Grossa-Pr até Porto União-SC, bem como de Ponta Grossa até Jaguariaíva no norte do Paraná.Germano Krüger morava nas imediações das Oficinas da Rede em casa da Companhia, muito bem construída e dotada de piscina e quadra de tênis pois Germano Krüger era amante de natação e tênis além é claro de futebol, esporte bem difundido entre os funcionários da Estrada de Ferro, pois desde 1912 já existia o Operário Ferroviário Esporte Clube, xodó dos trabalhadores da Companhia.
Como o campo do Operário situava-se na época em terreno localizado onde atualmente está o Cine Teatro Pax e havia um projeto para a construção de casas para os operários da Oficina naquele mesmo local, necessário se fazia encontrar outro local para a construção de um Estádio que além do campo de jogo tivesse também a respectiva arquibancada e demais melhorias afins.
Aqui veio a visão do cidadão e empreendedor Germano Krüger que observando a área próxima das Oficinas da Rede Ferroviária, embora tratando-se de terreno banhado e quase intransponivel devido a vegetação e a presença de animais peçonhentos além de um pequeno córrego perene ali existente.
Pensando muito no assunto Germano Krüger esperou a visita de seus superiores, fato que ocorria periodicamente e então apresentou a eles um projeto para a construção ali naquele local de um campo de futebol para o tão necessário lazer dos empregados da Estrada de Ferro sediados na região de Ponta Grossa.
Qual não foi sua surpresa ao receber o aval de seus superiores que ainda lhe delegaram poderes para que contratasse mão de obra e o que mais fosse necessário para a execução da obra.O início da construção deu-se em meados d e 1939 e a primeira providência tomada foi a construção de um pequeno ramal ferroviário desde a Oficina até o banhado para que uma pequena locomotiva pudesse tracionar dois vagões gôndolas (de bordas baixas e de mais ou menos 22 toneladas cada um), os quais transportavam pedras para inicialmente construir galerias para a respectiva drenagem do terreno. Feitas as galerias veio a fase de aterramento para que o terreno de 45.700 m² ficasse na altura desejada. O restante do trabalho constou de acabamento no terreno, plantio de grama e construção da cerca em volta do campo, além do plantio de mil pés de ciprestes importados da Europa e colocados em volta do terreno.
Como fato pitoresco conta-se que por ocasião da contratação de mão-de-obras para a construção da obra muitos jovens que na época estavam desempregados não aceitaram o emprego por serem torcedores de outros clubes rivais do Operário como: Olinda E.C., União Campo Alegre e Guarani E.C. e que não se dispunham a trabalhar para ajudar um time adversário no caso o Operário Ferroviário E.C..
Observe-se que a construção do Campo do Operário deu-se exatamente no período da 2ª Guerra Mundial, tendo ficado pronto em 1942. Posteriormente veio a campanha para a construção da Arquibancada que na época era de madeira e cuja mão-de-obra mais uma vez ficou por conta dos carpinteiros das Oficinas da Rede Ferroviária.
Por ser de nacionalidade alemã e pela época em que aconteceram os fatos o nome de Germano Krüger ficou esquecido pelas autoridades e até pelo povo da época e por volta de 1953 por motivos políticos o Estádio do Operário Ferroviário recebeu o nome de um dos mais brilhantes paranaenses o Dr. Bento Munhoz da Rocha Neto, nome que manteve-se até meados de 1970 quando um grupo de conselheiros do Operário liderados por um ferroviário e dentista o Dr. Gerson Meister conseguiu fazer justiça a memória deste grande desportista, idealista e ferroviário GERMANO KRÜGER perpetuando com seu nome a praça de esportes do Operário Ferroviário Esporte Clube!


*Aryson Franco é ferroviário aposentado da Rede Ferroviária Federal, tendo trabalhado por 33 anos nas Oficinas da Rede em Ponta Grossa no período de 1953 a 1985 onde iniciou como Auxiliar de Artífice chegando a Supervisor Geral de Manutenção. Alguns dados menciondos neste artigo foram compilados do Livro "Futebol Ponta-grossense, Recortes da História" do escritor José Cação Ribeiro Junior.

Um comentário:

  1. IVAN PARABÉNS A VC E AO SEU ARYSON. A HISTÓRIA É MUITO JÓIA. ISAK ORTIZ.

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