Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Corinthians e Palmeiras no Coração dos Paranaenses

Foi grande a repercussão dos números aferidos pela Pesquisa LANCE!-IBOPE "As Maiores Torcidas do Brasil". Em primeiro lugar Corinthians Paulista com 17,8% da preferência dos torcedores o equivalente a 1.848.953 pessoas. Em segundo lugar Palmeiras-SP com 13,3% ou 1.381.521 torcedores; em terceiro Atlético Paranaense com 10% da preferencia ou 1.038.738 torcedores; em quarto lugar São Paulo com 9,5% ou 986.801 torcedores e em quinto lugar Coritiba F.C. com 6% ou 623.243 fãs. O Paraná Clube aparece em modestíssimo sexto lugar com apenas 1,5% da preferencia do torcedor o que representa 155.811 pessoas.
Ou seja, 40,6% do contingente de torcedores do Estado do Paraná torcem pelos tres grandes clubes de São Paulo e sómente 17,5% dos torcedores de nosso Estado preferem torcer pelo tres grandes clubes da Capital Paranaense.
Vários fatores ao longo dos anos fizeram com que o torcedor paranaense se distanciasse do "Trio de Ferro" da Capital. E claro a situação não é tão fácil de explicar mas seguramente alguns fatos contribuiram mais decisivamente para isso: normalmente a pessoa escolhe um clube vencedor para torcer, tanto é assim que entre os tres Paranaenses o Atlético foi o que teve o maior crescimento entre seus adeptos, isto porque construiu um estádio moderno e confortável e nos últimos 10 anos conquistou um título Brasileiro da Série A em 2001) e um vice da Libertadores em 2005. Já o Coritiba parou na conquista de 1985 ou seja há 25 anos! E ainda caiu duas vezes para a Série B nos últimos cinco anos. E como o Paraná Clube só venceu Série B e vem reduzindo sua capacidade de investimento nos gramados a consequencia lógica é de falta de renovação de seu contingente de torcedores.
Mas não é só isso: decisões equivocadas e antipáticas refletem imediatamente na escolha dos torcedores. Durante anos o Atlético Paranaense proibiu emissoras do interior do Paraná de transmitirem jogos do time pelo Campeonato Brasileiro direto da Arena da Baixada, resultado Rádio Globo-SP e Bandeirantes-SP as maiores redes nacionais passaram anos filiando emissoras no interior e transmitindo jogos de Corinthians, Palmeiras e São Paulo para todo o interiorzão do Paraná. Some-se a isso que esses times venceram Campeonatos Brasileiros da Série A, Libertadores e Mundiais arregimentando milhares de fiéis seguidores.
E o Coritiba que optou por mandar seus jogos em Santa Catarina em detrimento do interior do Paraná e considerou a decisão como "Grande Jogada de Marketing"? E as seguidas declarações de dirigentes do Trio de Ferro de que o Campeonato Paranaense não valia nada e devia acabar?
E os Regulamentos e Fórmulas criados pela Federação Paranaense de Futebol que transformaram seus eventos em piada para torcedores do Paraná e do Brasil, quebraram clubes do interior e fizeram com que os torcedores passassem a acompanhar Campeonatos mais organizados e emocionantes?
E os equívocos nos trabalhos de base que foram terceirizados ou ainda na venda de jovens promissores que ficaram em nossos clubes por seis meses a no máximo um ano seguindo rápidamente para clubes do exterior ou até do eixo Rio-São Paulo onde alcançaram grande sucesso e renderam milhões de euros a clubes que souberam melhor valorizá-los?
Não é de admirar que no Oeste do Estado a grande maioria dos torcedores prefira Gremio-RS ou Internacional-RS e que no resto do Estado os torcedores sejam adeptos de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos ou de clubes do Rio de Janeiro.
Claro que existem outros tantos motivos para o resultado da Pesquisa mas para reverter o quadro serão necessárias várias medidas de aproximação com o torcedor e claro também a conquista de títulos expressivos que demonstrem a grandeza de nossos representantes. Competência diretiva e qualidade técnica dentro de campo serão sempre imprescindíveis para que isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário