Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O Clássico Promete!

O Coritiba vem dominando a Série B 2010 com um desempenho marcado pela regularidade e o bom aproveitamento. O exílio em Joinville não causou o estrago técnico que seria de imaginarmos, porem causou prejuizos vultuosos para os cofres do Alto da Glória. Mas ao torcedor o que importa é o futebol, o time,as vitórias. E nesse aspecto o time verde vai muito bem. As duas últimas goleadas conquistadas no Couto Pereira confirmam as afirmativas e colocam o Coxa cada vez mais perto da Série A 2011 ao mesmo tempo que aproximam o Coritiba do título da Série B 2010.
Nesse momento a equipe alvi-verde tem todos os ingredientes necessários para obter os dois objetivos o título e por decorrência a vaga. Tem um ótimo e ético treinador que antes de aceitar o convite para assumir as Seleções Brasileiras de Base conversou com os dirigentes Coxas e condicionou sua ida para a Seleção ao final de seu trabalho a frente da Comissão Técnica coritibana. Tem um elenco que pode se dar ao luxo de manter no banco de reservas jogadores da qualidade de Vanderlei, Tcheco e Marcos Aurélio e consegue levara a seu estádio uma ótima média de público a cada jogo. Também pudera, o time não perde no Couto Pereira.
Já o Paraná Clube iniciou maravilhosamente bem no Brasileirão B deste ano. Até a janela para a Copa do mundo da Africa do Sul o tricolor liderava a competição. Aí aconteceram algumas saídas de bons jogadores como: Gilson, João Paulo e Marcelo Toscano. O time despencou de produção, os problemas financeiros se agravaram, o público desapareceu dos jogos do Paraná Clube e o Técnico Marcelo Oliveira perdeu sustentação e foi demitido.
O Paraná Clube precisava de um fato novo que sacudisse Vila Capanema. E o fato novo veio como um velho conhecido; Roberto Cavalo. Quando tudo parecia dramático e sem perspectiva Cavalo chegou empatou um e venceu tres jogos consecutivos, sendo dois fora de casa e ganhou o direito de afirmar que vai ao Alto da Glória para vencer o Clássico Paratiba.
Claro que um clássico como esse não é ganho com discurso e muito menos por antecipação, mas não há como deixar de reconhecer que os ingredientes para um jogo apimentado e cheio de alternativas estão a disposição dos protagonistas. Agora é esperar pelo sábado e torcer para que tenhamos mais um daqueles jogos que entram para a história de Paratibas memoráveis.

O Surpreendente Atlético

Em 2005 o Furacão iniciou a Copa Libertadores sob desconfiança de seus torcedores. No papel o time não empolgava e as previsões eram de eliminação logo no início da competição. Mas a equipe foi superando fases e terminou com o vice campeonato graças a força de conjunto do elenco.
Nessa temporada o time rubro-negro vem mostrando a mesma força, evidenciada desde a vinda de Paulo Cesar Carpegiani para o comando técnico. Mesmo após a saída de Carpegiani o time tem mantido o bom aproveitamento principalmente dentro da Arena da Baixada. E nesse domingo, mais do que nunca o Furacão precisará manter a escrita de bons resultados em seus domínios. O Fluminense de Muricy e Conca é o adversário e as duas equipes precisam dos tres pontos para conseguir o mesmo objetivo: a vaga na Libertadores e por que não a briga pelo título. Afinal no futebol uma vitória leva a outra e mais vitórias pavimentam o caminho para a taça. A mescla de jovens e determinados valores com jogadores experientes e de boa qualidade técnica sempre possibilita a formação de equipes fortes e coesas, assim é de se esperar que domingo tenhamos um grande espetáculo na Arena.

Vagas na Copa do Brasil

Muitos têm perguntado, principalmente os torcedores do Operário, se o Estado do Paraná terá as mesmas cinco vagas na Copa do Brasil que teve neste ano de 2010.
Primeiramente é bom dizer que nosso Estado, de acordo com o Regulamento, tem direito a tres vagas entre as 54 equipes que entram pelos critérios referentes às Federação Estaduais, mas a competição é disputada por 64 equipes sendo que as outras 10 entram pelo RNC Ranking Nacional de Clubes e até agora já temos certas quatro vagas, as tres concedidas ao Estado e mais uma ocupada pelo Atlético Pr de acordo com RNC, onde o clube rubro-negro ocupa a 18ª posição.
Ou seja, hoje temos garantidos na Copa do Brasil 2011, o Coritiba Campeão Estadual em 2010, o Iraty terceiro colocado no Estadual e o Paraná Clube quarto colocado no Estadual.
As 10 equipes incluidas pelo RNC seriam: Corinthians(2º); Vasco da Gama(4º); São Paulo(5º); Palmeiras(7º); Cruzeiro(9º); Fluminense(11º); Goiás(13º); Guarani(15º); Portuguesa(17º) e Santa Cruz(22º). Porém se qualquer uma das seguintes equipes conseguir vaga na Copa Libertadores: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense e o próprio Atlético-Pr, abrirá mais uma vaga para o Estado do Paraná pois o Paraná Clube é o 23º do RNC. Assim o Operário deverá ser o convidado já que este ano não tivemos a realização da Copa Paraná e o Fantasma de Ponta Grossa foi o quinto no Estadual da Primeira Divisão, o que está previsto no Regulamento Geral das Competições.

Um comentário:

  1. olá ivan, eu discordo com voce sobre a vaga do operário na copa do brasil, pois o regulamento dis que a prioridade é o campeonato estadual, e depois de definido o estadual e o brasileiro da primeira divisão, aee que é contabilizado o o ranking, peço para que vc releia o regulamento pois o operário não se classifica em hipótese alguma, a não ser que o regulamento mude e que seja tapetão, e o paraná ainda não está garantido pois tem que ser contabilizado o novo ranking da cbf o qual sairá somente após a última competição ou seja a sul americana pois o goiás está ainda em disputa, pois se ele perder o gremio não participa da competição o qual será substituido por outro time gaúcho, e se o goiás entrar abre mais uma vaga no ranking pois bem fica aqui minha conclusão o operário não tem chance da copa do brasil 2011 nem que a vaca tussa, meu nome é fernando e trabalho na camara municipal qualquer coisa estou a disposição

    ResponderExcluir